27 de jul de 2008

Vitivinicultura na mantiqueira.Promessa de um terroir



Em altitude de 1650 metros (rel. nivel mar) , encravado no altiplano do Baú, na serra da mantiqueira, um projeto piloto de 1ha de uvas finas enxertadas em paulsen 103 , entre elas, pinot noir, shiraz, cabernet franc e cabernet sauvignon estão sendo cultivadas sob tuneis plásticos com fertirrigação por gotejamento.
Este ano haverá a primeira vindima. Ainda que experimentalmente, as bagas serão colhidas para averiguar o potencial vinífero analisando Brix, Acidez, Taninos e Rendimento entre outras variáveis.
A cobertura plástica tem se mostrado bastante eficiênte na prevenção de doenças fúngicas que, nesta região em função da alta pluviosidade no verão, impõem restrições graves para o cultivo convencional.
A expectativa é grande e tudo indica que daqui nascerá um marco na vitivinicultura nacional.

23 de jul de 2008

Rubus phoenicolasius - Japanese Wineberry




Uma nova variedade de framboesa acaba de chegar em nosso viveiro. Tem um aspecto muito interessante, pois a fruta é alaranjada quase salmão e um sabor bem exclusivo. A planta é muito singular pois apresenta espinhos muito finos e até nas suas bracteas, que se fecham de noite e abrem de dia.

17 de jul de 2008

Gumi, a pequena notável

Elaeagnus umbellata ou simplesmente Gumi. Uma planta nativa da antiga Pérsia, que segundo a lenda, faziam os antigos persas trancarem suas esposas nas casas na época em que a planta estava florindo, devido aos efeitos comprometedores do seu perfume.
Possui um teor elevado de licopeno. tem sabor adstringente e ligeiramente ácido.
Planta muito adaptada e de crescimento rápido, chega a produzir até 15 kg de frutas a partir do terceiro ano. Crianças e pássaros fazem a festa com estas frutinhas.