27 de nov. de 2009

Lúpulo, a alma da cerveja


As primeiras mudas de lúpulo (Humulus lupulus) que conseguimos estão produzindo a flores que serão os cones utilizados em cervejas. Para utilização, os cones de lúpulo, devem ser secos a sombra e colocados num sachê durante a fermentação. Os microbrewer´s, como são chamados preferem utilizar os cones ao invés de utilizar o lúpulo peletizado, pois desta forma obtêm-se um extrato mais apurado e consequentemente uma cerveja mais sofisticada.
As plantações de lúpulo devem ser tutoradas e costumam ser vistas em grandes plantações na tchecoslováquia, em tutores que atingem té 7 metros de altura.

3 de nov. de 2009

Avelãs made in Brazil




As avelãs (Corillus avellana) estão em sua fase final de maturação. Da familia das betulaceas, (bétulas) são plantas que atingem porte de pequenas árvores (até 10 metros) e apresentam um aspecto muito ornamental, perdendo suas folhas no outono. Os frutos (secos) são ricos em óleos e muito apreciados na culinária em geral, especialmente nas sobremesas.

Parece capa de disco!!!


Lembra as capas de discos do Pink Floyd e Led Zeppelin, mas é aqui na mantiqueira.
A paisagem rural, além de nostálgica é aconchegante e convidativa. Em alguns países da Europa os produtores rurais recebem subsídeos apenas para manterem os costumes e tradições rurais, a título de preservação cultural e também ambiental.