14 de fev de 2011

Início da vindimia 2011- Pinot noir



Neste dia 12 de fevereiro iniciamos a vindímia 2011 colhendo as pequenas Pinot noir que já estavam muito maduras, afinal, ficaram sob uma estiagem de mais de 35 dias sem chuvas, com muito sol e calor. Agora estão passando pela fermentação e logo teremos a primeira prova do ano. Desta vez com um pouco mais de tecnologia, usando leveduras da Maurivin australianas, e uma desengaçadeira Bettoni, que funcionou muito bem!! Como o volume foi pequeno não coloquei Sulfitos, para que tenhamos um vinho natural sem qualquer interferência de algum produto exógeno.

3 de fev de 2011

Blueberry Hill




Depois de um ano (2010) com geadas tardias, onde foi verificado em 15 de outubro uma geada implacável, a florada foi severamente atingida, mas agora estamos colhendo os poucos sobreviventes do massacre do gelo.


1 de fev de 2011

A disputada uva




Produzir vinho em regiões onde o meio ambiente é preservado, é um desafio, pois além dos pássaros que são muitos, e ávidos pelas doces bagas, existem os morcegos, que mesmo as uvas estando ensacadas, eles espremem o conteúdo e bebem o suco filtrado! Desta forma além de ensacar os cachos com TNT (tecido não tecido) tive que revestir todo o vinhedo com tela!!