Um registro de informações para os agricultores entusiastas que gostam de explorar a cultura das "berries". Com linguagem direta e simples pretende-se informar com auxilio de ilustrações àqueles que buscam experiências desta atividade ainda pouco difundida no Brasil.
4 de dez. de 2012
9 de nov. de 2012
25 de out. de 2012
17 de out. de 2012
Notas de um grande Sommelier
Sabemos que a Pinot é responsável por alguns dos melhores vinhos do Mundo, principalmente em seu lar : a Bourgogne. Uva sensível e geniosa, exige condições climáticas ideais, um cuidado especial com o vinhedo e durante a vinificação por vezes se apresenta muito instável. Realmente das cepas clássicas é com certeza a mais difícil de se transformar em um bom vinho.
Por tudo, não esperava encontrar naquela garrafa o que encontrei......
De um rubi violeta intenso quase azulado, limpidez correta, boa transparência , brilho intenso e presença de um tímido halo aquoso na borda.
No nariz, abriu com muita fruta fresca, cereja principalmente, e aquele mineral que você identificou, interpretei como um aroma terroso. Em determinado momento os aromas se foram ( lembra ? ) mas pouco depois voltaram com um pouco mais de complexidade, uma fruta mais madura, mais perfume, na hora falei em chiclete de tutti-frutti.
Na boca, corpo médio (-), taninos maduros e discretos, textura sedosa, acidez compatível, delicadeza e elegância que normalmente são raros nos pinots normais e muito mais em um vinho artesanal.
Vinho para ser consumido jovem,com toda sua vivacidade e frescor, porém com algum potencial de envelhecimento, mesmo não tendo madeira, talvez mais 2 ou 3 anos(??). Os cristais de tartarato presentes no fundo, precipitam com a maturação ou pelo armazenamento e em nada prejudicam.
Como, via de regra, os vinhos obrigatoriamente passam pela madeira, a tipicidade pura da pinot e de outras uvas importantes como a chardonnay, quase não fazem mais parte da nossa memória olfativa. Numa degustação às cegas, no visual e nariz, não diria que é um pinot, na boca, talvez...
Outra característica que demonstra qualidade na vinificação é o equilíbrio do vinho e neste caso muito satisfatório na interação álcool, ácido,açúcar + tanino.
Só me resta parabenizar o winemaker Rodrigo, pelo pioneirismo e coragem de se aventurarem na difícil e nobre arte de produzir vinhos.
Aguardo os próximos exemplares !!!!!!
Walter Padoveze (http://waltersommelier.blogspot.com.br/)
15 de out. de 2012
Berry Good agrícola - dá gosto de ver!!
Equipe Berry Good
Morangos Cv. Albion
Packing House
Estive visitando o projeto da Berry Good em Senador Amaral - MG e fiquei muito satisfeito com o que vi. 10 hectares de morango e 2 ha de framboesa já implantados, onde pude observar o que existe de mais moderno em boas práticas agrícolas e uma equipe de trabalho muito afinada. Pude passar uma agradável tarde em companhia da equipe Hortifrut Chile, com a honra de conversar por horas com Dom Victor Moller, o presidente desta empresa e também compartilhar as experiências do Senhor Alfonso, proprietário da Vinha Santa Rita. Parabéns Jorge Lima e Felipe Salvador pelo excelente trabalho, que estão construindo, e já colhendo frutos, e diga-se de passagem, que frutos!!!!
Morangos Cv. Albion
Packing House
Famboesas
8 de jan. de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)